Acessibilidade é um tema essencial quando se vai projetar um empreendimento. Desde os acessos ao imóvel, até áreas privativas, é essencial que haja conforto e qualidade para moradores e visitantes.
Pensando nisso, preparamos 6 pontos fundamentais de acessibilidade em projetos arquitetônicos feitos pela ArquiBusiness, que demonstram nosso cuidado com o tema e também ressaltam o conceito AB de projetar.
1) Acesso ao edifício
Buscamos sempre deixar o menor desnível possível entre a calçada e o hall do edifício ou do comércio, para que não sejam necessárias muitas rampas ou uma rampa muito íngreme. O ideal seria perto de 8% de inclinação. Em alguns casos preferimos até o uso de plataformas ou rampas com no máximo 5% de inclinação, o que torna a subida mais suave e também não há necessidade do corrimão na lateral. Muitos de nossos projetos utilizamos o acesso único com rampa, ou seja, não utilizamos escadas e também não causando essa diferenciação.
2) Áreas de manobras
Hoje a norma prevê um espaço 1,20m para o que chamamos de giro, o que corresponde ao espaço para circulação do cadeirante ou da bengala no caso de deficientes visuais. Buscamos sempre um espaço de giro maior em ambientes como quartos (ao lado da cama), ou próximo a pia do banheiro, que são áreas para a pessoa utilizar com mais conforto e ainda proporcionar manobras mais adequadas, deixando espaço mais livre.
3) Janelas com peitoril fixo rebaixado
O objetivo é proporcionar amplitude na visibilidade da área externa, deixar a janela com peitoril mais baixo e parte fixa. É uma questão que já estava pautada em nossos projetos, antes mesmo de virar norma. Outro fator que contribui é a luminosidade dos ambientes.
4) Ambientes sem degraus
Era muito comum antigamente o uso de degraus entre os ambientes, um recurso usado para acompanhar o desnível do terreno (topografia).No entanto, degraus são inimigos de acessibilidade, por isso optamos sempre por fazer projetos com áreas mais planas.
5) Acessibilidade próxima aos acessos em estacionamentos
É um fator obrigatório, mas entendemos que sempre conseguimos melhorar ainda mais o dia a dia de pessoas com necessidade especiais. Por isso, pensamos sempre em deixar as vagas o mais próximas do elevador ou escadas para evitar o deslocamento.
6) Banheiros adaptados
A exigência é que cada empreendimento tenha um banheiro adaptado de uso comum. Porém, alguns edifícios contam com áreas de lazer em diversos pavimentos. Desta forma, buscamos colocar o maior número possível, proporcionando mais comodidade a quem necessita.