Em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, celebrado no dia 8 de novembro, a ArquiBusiness apresenta cinco cases que demonstram a preocupação com a questão urbanística em cada projeto. Com a expertise da equipe e o olhar atento às necessidades do entorno de cada empreendimento, são desenvolvidos soluções que criam uma sinergia entre espaços públicos com o privado e assim, promovem uma cidade e um viver cada vez melhor.
1) Parques Urbanos
Iniciamos a lista por um grande projeto de parque urbano que é modelo no estado, o Parque das Águas de Piraquara. O projeto contemplou vários equipamentos para proporcionar bem-estar e urbanidade ao público que por ali passa. Itens como concha acústica, ponte sobre água, pista de caminhada e espaço de contemplação da natureza, ótimo para relaxar e fazer fotos. É o Parque Barigui de Piraquara, um espaço que um dos diretores da ArquiBusiness projetou e que traz a aproximação das pessoas com a natureza, sem a necessidade de sair da região.
2) Interação entre ambientes público e privados
Em nossos projetos essa interação acontece nos recuos frontais, ou seja, buscamos criar o intercâmbio do espaço público, no caso a calçada, com o privado, que consiste na área frontal do terreno. Utilizamos soluções e materiais que possam estar alinhados com este conceito no recuo como: paisagismo, vidros, acessos visíveis dos pedestres, portarias e algo que tem um efeito bem interessante, os muros inclinados na diagonal do recuo – desta forma fazemos uma “doação” para o externo proporcionando uma sinergia entre os ambientes.
3) Urbanismo de fora para dentro
A cada projeto nos preocupamos com o urbanismo e o primeiro passo é observar como o empreendimento será visto da rua. Não podemos interferir na área pública, mas dentro do terrenos fazemos nossa parte, atentos às escalas dos imóveis ao redor, topografia do lote, além de árvores em frente ou dentro do terreno, questões que ganham nossa atenção especial.
4) Democratização de condomínio fechado
Muito se fala sobre condomínios fechados andarem na contramão das cidades. Desenvolvemos um projeto, que será um case nesse aspecto, por trazer soluções que se adequam ao urbanismo da cidade. Projetamos esse empreendimento com lotes mais compactos que tem ticket de valores mais acessíveis aos compradores. O condomínio fechado proporciona uma circulação segura das famílias, com vias mais calmas, segurança da portaria, espaços compartilhados de eventos e um toque a mais: hortas urbanas, que trazem ainda mais urbanidade para esse espaço residencial. Será um local mais seguro para conviver e compartilhar.
5) Open Malls: amigos do urbanismo
Os centros comerciais do tipo Open Malls são os espaços que agregam soluções totalmente ligadas ao urbanismo. Nossos projetos buscam grande interação entre espaços público X privado, pois em projetos comerciais, não há necessidade de barreiras físicas e visuais, como em prédios ou condomínios fechados. As áreas são mais livres e permeadas com a cidade, necessárias para o mix urbano.
Confira abaixo algumas fotos do Parque das Águas de Piraquara: